Wäls Dubbel - Vencedora do World Beer Cup 2014

Cerveja brasileira escolhida a melhor do mundo

Como temos comentado por aqui, não é preciso ir para longe para podermos degustar cervejas de boa qualidade. Há muita variedade de cervejas no Brasil e o principal, elas não deixam nada a desejar com grandes internacionais. Isso tudo respeitando sempre, claro, as origens dos mais diversos estilos e algumas vezes adicionando ingredientes presentes em terras tupiniquins.

A cada dois anos é realizada a World Beer Cup, o que vem a ser como a Copa do Mundo das cervejas. Realizada nos Estados Unidos, o concurso neste ano recebeu cerca de 5 mil inscritos de 1.403 cervejarias diferentes, sendo 21 brasileiras. Participaram 58 países na disputa por estilos onde foram julgadas por 219 jurados onde o Brasil também estava representado por 10 jurados. Uma das regras do concurso é que cada cervejaria só pode enviar 4 amostras do seu melhor material.

https://www.youtube.com/watch?v=2SELf59L8AY

Deixando um pouco regras e números, vamos ao que interessa. Neste ano a vencedora no estilo Dubbel – derrotando importantes rótulos e principalmente importantes legados, como de holandeses e até mesmo monges trapista belgas que produzem este  estilo a centena de anos – foi uma brasileiríssima. A Cervejeria Wäls trouxe o caneco (brinde?) como melhor cerveja no estilo. Ainda no mesmo concurso foi conquistado também o terceiro lugar no estilo Quadruppel. Esta é a primeira vez que uma cerveja nacional conquista este prêmio.

Cervejas Wäls premiadas no World Beer Cup 2014

Cervejas Wäls premiadas no World Beer Cup 2014

A Cervejaria Wäls localizada na cidade de Belo Horizonte foi fundada em novembro de 1999 com o sonho de atingir o consumidor exigente. Citando algumas frases que constam no site da cervejaria: “Produzimos obras de arte que também podem ser chamadas de cervejas especiais” e “Ousamos, inventamos e acreditamos” descrevem perfeitamente os produtos que são produzidos pela cervejaria. A fábrica conta com uma estação de tratamento de esgoto própria, tratando 100% dos resíduos industriais e também com barris de carvalho francês trazidos da Escócia para maturação de algumas cervejas.  Não satisfeito com tudo o que conquistou durante estes anos, estão sendo abertas duas novas fábricas, inclusive uma fora do país, desta maneira quadruplicando a sua produção dos seus 60 mil litros produzidos por mês atualmente.

Um respeitoso brinde a Cervejaria Wäls pela sua conquista e com certeza que agora o mundo sabe do que o Brasil é capaz de produzir, muitos outros virão.

Luis Fuenzalida Calderón
Follow me
Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *