Degustação da Semana: ReAle - American Pale Ale

Degustação: Birra del Borgo ReAle – American Pale Ale

É possível que poucas pessoas tenham ouvido falar da nossa degustação desta semana, da mesma maneira como possam estranhar as origens da cerveja. A Itália, muito conhecida pelos seus belos exemplares de vinhos, mostra a sua força também no mercado cervejeiro, o que não poderia ser diferente, afinal, onde não cresce este mercado?

Birrad el Borgo - ReAle American Pale Ale

Birrad el Borgo – ReAle American Pale Ale

A nossa cerveja da semana se trata de uma American Pale Ale criada pela cervejaria Birra del Borgo, localizada na comuna italiana de Borgorose na região do Lácio, província de Rieti, com cerca de 4.515 habitantes. Nesta cidade, Leonardo Di Vincenzo em meados de 1999, até então estudante de bioquímica decide começar a fabricar cerveja caseira por diversão, mas aos poucos a diversão começou a ficar um tanto quanto séria e o que era apenas um passatempo passa a ser um trabalho. Neste momento uma decisão precisar ser feita: dar continuidade aos estudos ou entrar de vez no mercado cervejeiro. Sábia escolha optando pela segunda opção, assim decide viajar pela Europa em busca de conhecimento com as melhores escolas mundiais, a alemã  a belga e a inglesa.

Em 2005 era criada a cervejaria Birra Del Borgo, assim começando a fabricação de três cervejas, a ReAle, Duchessa e DucAle. Pode se dizer que o sucesso destas cervejas foi tão intenso que até hoje são os “carros chefes” da cervejaria que mais tarde abriria uma filial em parceira com outra cervejaria, este utilizado para inovações e pesquisas. “The first, the original, the only real one” é a nossa degustação desta semana, a ReAle!

Cervejas Birra del Borgo

Cervejas Birra del Borgo

Agora que sabemos como nasceu a nossa cerveja desta semana, vamos aos fatos e aos nossos comentários:

Degustação

Quando servida podemos ver uma boa formação de espuma e com excelente duração também. Espuma da cor branca, parecendo bege claro. Inspirada em uma India Pala Ale, a ReAle vem ensinar que é possível sim na Itália termos uma excelente demostração de lúpulos americanos e qualidade, harmonizados perfeitamente neste exemplar. Aroma cítrico e o sabor dos seus lúpulos presentes de forma agradável, deixando a cerveja refrescante na medida certa.

Vamos as notas dadas pelos dois degustadores:

Luis Calderón
– Aroma: 7/10
– Aparência: 3/5
– Sabor: 16/20
– Sensação: 4/5
– Conjunto: 7/10
– Avaliação geral: 3,7

Pedro Schneider
– Aroma: 6/10
– Aparência: 4/5
– Sabor: 15/20
– Sensação: 3/5
– Conjunto: 7/10
– Avaliação geral: 3,5

Ficha técnica:
Estilo: American Pale Ale
Álcool: 6,4% ABV
IBU:  35
Temperatura: 11 a 14°C

A Itália está em forte crescimento e torcemos para que continue produzindo belos exemplares de cervejas, afinal assim como lá, aqui também Tem Cerveja!

Fonte: Birra del Borgo

Luis Fuenzalida Calderón
Follow me

Luis Fuenzalida Calderón

Chileno de sangue e coração, brasileiro por opção. Programador por profissão e apreciador de cervejas e degustação. Apenas mais um tatuado cabeludo que gosta de rock and roll e todas suas vertentes, extremas ou não.
Luis Fuenzalida Calderón
Follow me
Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *