Copos de cervejas

Copos e a importância na degustação – Parte 1

Hoje vamos falar de um dos acessórios (será que chamar de acessório é o melhor nome?) mais importantes na hora da degustação de uma boa cerveja. O copo é parte essencial quando se quer degustar da maneira certa, sentir tudo aquilo que a cerveja tem a oferecer. Cada formato de copo oferece a sintonia com cada estilo e por isso que se torna tão importante. Podemos afirmar que o copo certo faz a cerveja certa.

Copos

Além de serem bonitos para serem colecionados, os copos, os formatos formam a família perfeita com a cerveja. A busca por boas sensações, extração total do aroma, visualizar toda a beleza que ela pode nos mostrar são apenas algumas características que a combinação destes dois objetos nos proporcionam. Vista a importância, nesta primeira parte vamos fazer um resumo de alguns de quatro copos com quais estilos devem ser apreciados. Vamos ao que interessa!

Copo Pint

Copo Pint

Pint

Muito conhecido por causa dos pubs ingleses e irlandeses. Seu formato é desenhado para ser simples mesmo e suportar grande quantidade de cerveja. Famoso pela Cervejaria Guinness, tendo a boca maior que a base dele. Os que possuem os anéis são os English Imperial Pint e os que não possuem (como os da Guinness) são os Irish Imperial Pint.
Este copo é bom para ser utilizado com os estilos Smoked, Marzen/Oktoberfest, Steam Beer, Malt Liquor, Winter Warmer, Bitter e Pumpkin Ale entre outros.

 

Copo Weizen

Copo Weizen

Weizen

O nome já diz tudo. Ótima para o tipo Weiss de trigo. O copo de grande altura e feito de vidro fino é feito para servir no mesmo copo todo o líquido presente nas garrafas, com o seu devido espaço para a bela espuma, peça importante para não deixar que a cerveja esquente tão rápida no copo. Particularmente acho este copo um dos mais bonitos para serem colecionados.
Este copo combina perfeita com cervejas do estilo Dunkel Weizen, Gose, Weizenbock ou Hefe Weizen, entre outros.

Copo Tulipa

Copo Tulipa

Tulipa

O nome por si só já revela o formato deste copo. Taças elegantes e muito famosas por causa da Cervejaria Duvel, onde se caracterizam as cervejas com espumas densas e de grande formação e durabilidade. Muito utilizado na Bélgica devido aos seus estilos espumosos de cerveja, permita que com a boca mais aberta, o aroma consiga ser expedido perfeitamente do copo, proporcionando ao degustador a sensação completa do que a cerveja têm a oferecer.
Copo ideia para os estilos Scotch Ale, Saison, Bière de Garde e Belgian Strong Ale.

Copo Pilsner

Copo Pilsner

Pilsner

Popularmente conhecido no Brasil por “tulipa” tem a característica de ter a sua base pequena e crescer até a sua boca, proporcionando assim uma boa formação de aroma de lúpulos presentes nas cervejas e permite também uma boa formação de espuma.
Copo essencial para degustação dos estilos American Macro Lager, Happoshu, German Classic Pilsner, European Strong Lager e Witbier entre muitas outros.

Claro que as vezes temos tanta vontade de degustar uma boa cerveja que não temos tempo de nos preocupar com o copo e com o que ele pode nos fornecer, se você tiver como degustá-la com a peça essencial que é o copo, aproveite, você não irá se arrepender. É a melhor maneira de extrair tudo o que este líquido rico em detalhes têm a nos oferecer. Com copo ou sem copo, lembre-se, aqui sempre Tem Cerveja!

Fonte: Cervejas do Mundo

Pedro Schneider
Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você é maior de 18 anos?

Selecione sua data de nascimento

- -