Guerra do amargor

Guerra do amargor: Brewdog Hardcore IPA x Roleta Russa IPA

Lembro perfeitamente da primeira vez que experimentei a cerveja Hardcore IPA da Brewdog, da mesma maneira que lembro do amargor que ela me proporcionou e principalmente da sensação de nunca ter sentido isso antes. Nesse mesmo dia, tornei o estilo IPA (India Pale Ale) como o meu preferido hoje e sempre.

Guerra do Amargor: Brewdog Hardcore IPA

Guerra do Amargor: Brewdog Hardcore IPA

Guerra do Amargor: Roleta Russa Imperial IPA

Guerra do Amargor: Roleta Russa Imperial IPA

 

 

 

 

 

 

 

Entrando na brincadeira do amargor, decidimos fazer uma degustação dupla. Realmente fazer uma guerra do amargor. Juntamos a que por muito tempo (sinceramente não sei se ainda é, acredito que não) a mais amarga do Reino Unido e a que atualmente ocupa a posição privilegiada de ser a mais amarga do Brasil: a Roleta Russa Imperial IPA, lançada em março de 2015, esta cerveja trás a marca Imigração por trás do nome Roleta Russa, criando assim uma linha de produtos extremos. Atualmente possuem duas IPA’s em seu catálogo, sendo esta que iremos colocar à prova, uma Imperial IPA.

Claro que para fazer um teste desses precisa-se ter um amor especial pelo amargor da cerveja, se não o resultado são caretas e sobras de cerveja. Não foi o caso.

Vamos ao que interessa, ao serem servidas ambas apresentaram uma cor âmbar característica do estilo e pouca formação de espuma. O aroma do lúpulo se encontra bem presente na IPA da Brewdog, porém na Roleta Russa encontramos aromas florais, não muito característicos para este estilo específico. E claro, como não poderia ser diferente, o amargor (lúpulo), este que nos fez querer escrever um post apenas para ele, este que nos faz querer experimentar e literalmente pagar para ver o quanto uma cervejaria consegue inovar através dele. A cerveja Hardcore IPA apresenta um amargor muito especial, leve no início e cada segundo ficando mais presente e forte na garganta, pedindo cada vez mais goles. Na Roleta Russa sentimos a presença talvez floral/herbática e o seu amargor se fez bem presente conforme manda o repertório deste estilo.

Brewdog Hardcore IPA - IBU: 125! Puro amargor!

Brewdog Hardcore IPA – IBU: 125! A mais amarga do Reino Unido!

Roleta Russa Imperial IPA - IBU: 120! A mais amarga do Brasil!

Roleta Russa Imperial IPA – IBU: 120! A mais amarga do Brasil!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ambas as cervejas mostram o porquê dos títulos que recebem ou receberam sobre o amargor. Com certeza as duas valem a pena serem degustadas pelo menos uma vez na vida e claro, para os amantes de lúpulos, são itens imprescindíveis nas geladeiras.

Fichas técnicas:
Cervejaria: Brewdog
País: Escócia
Cerveja: Hardocre IPA
Estilo: IPA – Explicit Imperial Ale (rótulo)
Álcool: 9,2% ABV
IBU:  125

Cervejaria: Imigração
País: Brasil
Cerveja: Roleta Russa
Estilo: IPA / Double IPA
Álcool: 7,6% ABV
IBU:  120

Esta foi a nossa primeira “guerra” de estilos, quem sabe outras virão, afinal lembrem-se que aqui sempre Tem Cerveja!

Fontes: Brewdog e Brejas

Pedro Schneider
Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você é maior de 18 anos?

Selecione sua data de nascimento

- -